UEPB - Repositório Digital

A atuação em rede como vantagem competitiva: um estudo de caso no setor têxtil da Cidade de Itaporanga

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bidô, Jefferson Corcino
dc.date.accessioned 2017-09-13T14:15:50Z
dc.date.available 2017-09-13T14:15:50Z
dc.date.issued 2016-03-01
dc.identifier.other 21. ed. CDD: 658.046
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14531
dc.description BIDÔ, J. C. A atuação em rede como vantagem competitiva: um estudo de caso no setor têxtil da Cidade de Itaporanga. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo compreender a atuação em rede do setor têxtil no município de Itaporanga, identificando suas oportunidades e limites em termos de vantagem competitiva. Para isso, este estudo utilizou-se de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como ferramenta para a coleta de dados a aplicação de entrevistas. O pressuposto deste trabalho é que a inserção da empresa em uma rede interorganizacional poderá estimular as interações e a troca de conhecimento entre os atores, gerando vantagem competitiva. Nesse sentido, identificou-seque as empresas de médio porte estão organizadas em associação com relações mais formais, já as microempresas não estão vinculadas em nenhum tipo de associação, cooperativa ou sindicato, caracterizando-se mais por relações informais, onde existe uma maior competição. Quanto aos ganhos competitivos, a maioria das empresas entrevistadas perceberão ganhos de escala e de poder de mercado;Outras vantagens competitivas observadas na rede são: o aumento nas Relações sociais entre os indivíduos principalmente naqueles atores maiores, que participam de associação, ampliando o capital social (Limitação do oportunismo, Ampliação da confiança, laços familiares, Reciprocidade Coesão interna) levando as relações do grupo para além daquelas puramente econômicas; e redução de custos e riscos, notada pela maioria dos entrevistados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ayalla Candido Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Redes de empresas pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.subject Setor têxtil pt_BR
dc.title A atuação em rede como vantagem competitiva: um estudo de caso no setor têxtil da Cidade de Itaporanga pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta