Resumo:
Tem como o objetivo analisar o nível de qualidade dos serviços da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Virtual do pólo universitário de apoio presencial – Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Itaporanga-PB na percepção de seus discentes, para tanto, foram apresentadas definições de qualidade, gestão de serviços e ensino a distância. Assim, fez-se uso de pesquisa exploratória e descritiva. O procedimento técnico utilizado foi à pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, o universo da pesquisa correspondeu aos discentes da referida instituição, de 639 alunos, foi utilizada uma amostra aleatória de 50 alunos. Por sua vez, o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Os resultados demonstram que os principais pontos de satisfação da qualidade UFPB Virtual do Pólo Universitário de Apoio Presencial – UAB – Itaporanga-PB foram: a home page, plataforma, o ambiente virtual de aprendizagem (fóruns e biblioteca virtual), os professores, tutores presenciais, material didático, e a estrutura física do pólo de apoio presencial (Biblioteca e coordenação). Já os pontos a serem melhorados foram: disponibilidade dos professores em atenderem aos alunos, o ambiente virtual de aprendizagem (chats), as sugestões apresentadas pelos alunos nos fóruns e instrumento de avaliação e a estrutura física (laboratório de informática e sala de aula presencial). Por fim, os dados elucidaram que a UFPB Virtual do pólo presencial – UAB – Itaporanga-PB, apresentou bons índices de qualidade, uma vez que diante das respostas de seus discentes a mesma evidenciou serviços de qualidade.
Descrição:
LOPES, R. V. Qualidade em serviços no Ensino à Distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Virtual do Pólo de Itaporanga - PB sob a ótica dos discentes. 2011. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.