Resumo:
O presente trabalho tem por escopo estudar a avaliação de desempenho por competências, como instrumento impulsionador da produtividade na administração judiciária, considerando os métodos tradicionais de avaliação de desempenho utilizados nas organizações. Frente à estabilidade do servidor público no Brasil, faz-se necessário que a gerência de pessoas foque seu trabalho em ações capazes de readequar os servidores às novas exigências relacionadas à qualidade na prestação dos serviços públicos. Um sistema de avaliação de desempenho deve ser utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento individual e organizacional, sendo uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe, e de cada membro, comparando os resultados alcançados com os resultados esperados. À luz do tema e dos objetivos propostos, a técnica adotada será a pesquisa teórico-conceitual, sendo definida como pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Constata-se, com fundamento no referencial teórico pesquisado, que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas organizações atualmente é a inexistência de um mapeamento de competências, que possa identificar quais desempenhos individuais são mais relevantes ao cumprimento dos objetivos organizacionais. Nesse sentido, seria fundamental que os mecanismos de avaliação e de demanda por capacitação fossem revisados, no intuito de transformarem-se em sistemas integrados para solucionar os desafios ligados ao aumento de desempenho e competitividade. Ao concluir-se o trabalho em questão, afirma-se que é possível transformar contínua e positivamente os processos de gestão de pessoas no setor público, por meio de esforços conjuntos e da conscientização dos gestores acerca das ferramentas gerenciais existentes, como é o caso da gestão por competências.
Descrição:
SOUSA, C. C. de. Avaliação de desempenho por competências como instrumento impulsionador da produtividade na administração judiciária. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]