Resumo:
Tem com objetivo principal fazer uma analise dos princípios expostos no
livro “A arte da guerra” para o mundo empresarial, na forma de ferramentas de auxilio para a
criação e formulação da estratégia empresarial. Na primeira parte serão elencados os
conceitos sobre gestão estratégica e exposto sua evolução histórica desde os primeiros
pensamentos na década de 50, onde era visto meramente como ferramenta para o
planejamento financeiro da organização, até o presente estágio, onde ganhou destaque e se
tornou vital para o desenvolvimento da empresa. Logo após, será mostrado a visão atual sobre
a gestão estratégica e as formas básicas de se formular e implementar uma estratégia dentro da
empresa. Na segunda etapa, será realizada uma abordagem sobre o livro “A arte da guerra”
demonstrando um breve contexto histórico, que influenciou a visão do autor na criação da
obra. Por fim, serão analisados os princípios do livro que são relevantes para a gestão
estratégia na tentativa de empregá-los como ferramentas de auxilio na hora de se pensar a
respeito do processo estratégico de uma organização.
Descrição:
FARIAS, J. A. de. A Arte da Guerra e a Gestão Estratégica. 2010. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.