Resumo:
Diante do descompasso de boa parcela da população no que diz respeito à inclusão
digital, apresenta-se os resultados do Projeto “Inclusão digital intergeracional: aproximando a
Universidade da comunidade”, oferecido pelo Componente Curricular de Prática de Ensino de
Computação VIII do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da
Paraíba. As ações educativas foram desenvolvidas no Laboratório de Informática do Centro
de Educação I, cuja turma foi composta por 15 alunos, incluindo crianças, adolescentes,
jovens, adultos e idosos. A proposta didático-pedagógica do projeto fundamentou-se nos
conhecimentos computacionais, basicamente, Windows, Word, Internet e, da educação
intergeracional, que considera o desenvolvimento das habilidades da escuta; do respeito; do
diálogo e da interatividade. As atividades foram desenvolvidas com aulas expositivas
mediadas pelo diálogo problematizador, sobretudo no momento das aulas práticas em que os
aprendizes, ao terem contato com o computador e alguns dos seus programas, compartilharam
em grupos seus diferentes saberes. Essas atividades buscaram a socialização das
aprendizagens etárias; o reconhecimento das diferentes capacidades de aprendizagens e o
respeito da escuta na comunicação. As práticas aplicadas no curso desenvolveram a
coordenação motora fina em adultos e idosos; a escrita das crianças; a qualidade no acesso a
internet para os adolescentes e jovens; além da reelaboração dos conhecimentos apreendidos,
não se restringindo ao uso do computador, mas também reforçando valores humanos como:
relações sustentáveis, paz, segurança e respeito. Acredita-se que ações como essas contribuem
para promover a inclusão social, não apenas digital, de pessoas que não tiveram uma
oportunidade dessas, proporcionando-lhes a superação do preconceito da exclusão digital.
Descrição:
SANTOS, Y. F. Inclusão digital intergeracional: aproximando a
universidade da comunidade. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.