Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar as diferentes percepções dos
alunos da Escola Rural Maria Veríssimo de Sousa, localizada no município de
Caturité - PB, tomando-se como referência as percepções tanto dos alunos como
dos pais, discutindo as possíveis visões em relação a educação do campo,
agricultura familiar e o semi-árido. Como estratégia metodológica, foram realizados
questionários semi estruturados com questões abertas e fechadas, com
questionamentos em relação ao semi-árido, a educação rural e a agricultura familiar.
Observou-se nos resultados que a escola rural é importante para a aprendizagem da
agricultura local, passando valores que estavam sendo perdidos e desvalorizados
pelas as novas gerações. Através do trabalho percebemos que os estudantes
percebem a importância da agricultura familiar como o trabalho da família. Dessa
forma, o presente trabalho espera fornecer subsídios para a melhoria da educação
rural, possibilitando o incentivo para as futuras gerações da região, buscando
valorizar a cultura local e contribuindo para a sustentabilidade territorial
Descrição:
Bezerra, R.B. A importância da escola rural na educação do município de Caturité-PB: uma contribuição para a sustentabilidade territorial. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semi Árido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.