Resumo:
Na procura de novas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e inovador, e diante de um novo perfil de alunos, foi proposto o uso de objetos de aprendizagem no contexto escolar. Esse recurso tecnológico, que pode ser usado várias vezes, assumindo diferentes objetivos, é bastante conhecido na Educação à Distância (EAD), sendo aplicável também na educação presencial. A escola de hoje está vivendo uma nova realidade com a inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas. Nesse sentido, os educadores também devem estar atualizados perante esse novo cenário. E, de acordo com literatura, indicar-se-á o que é esse recurso tecnológico, suas principais características e onde poderá ser localizado? Os protagonistas do setor de ensino devem trabalhar com essa ferramenta. Dizemos isso porque corre o risco de o professor acabar criando situações em que a inserção das novas tecnologias. Talvez por isso a inserção delas no ensino tenha se tornado uma discussão tão presente para aqueles que fazem a educação. Mas é preciso que trabalhem com essas ferramentas em uma perspectiva equilibrada e inovadora, para que não ocorram perdas de natureza do sistema de ensino moderno e sistemático, de modo que possa tão somente colaborar com o ensino.
Descrição:
SILVA, Marilene Miranda da. O uso das TICs em sala de aula: Uma reflexão sobre sua importância no ambiente escolar de ciências. 2016. 42 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.