UEPB - Repositório Digital

Os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Carvalho, Genysson Sousa
dc.date.accessioned 2013-08-07T17:55:49Z
dc.date.available 2013-08-07T17:55:49Z
dc.date.issued 2013-08-07
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1462
dc.description CARVALHO, G. S. Os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Esse artigo tem como objetivo observar que tratamento os professores estão dispensando aos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. Sabe-se que o processo de aprendizagem é interpretado e avaliado com base em diversas manifestações pedagógicas com relação às aulas e ao conteúdo didático desenvolvido no cotidiano escolar. No ensino de língua portuguesa, esse processo apresenta especial olhar quando se trata do ensino de gêneros textuais, tendo como aportes teóricos Bakhtin (1997), Marcushi (2003), Zozzoli e Oliveira (2008), Guimarães (1990) e Silveira (2005), dentre outros. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, busca atingir o objetivo proposto por meio de análise qualitativa de questionário aplicada a docentes da E.E.E.F.M prof. José Soares de Carvalho, Guarabira, PB, uma vez que, foi nessa instituição que o pesquisador fez o estágio supervisionado. Os dados coletados apontam para um ensino parcial de gêneros textuais, ensino esse que em alguns casos, também se mostra descontextualizado. Também se verifica que os sujeitos entrevistados não conseguem formular um conceito de gênero discursivo, embora faça uso de uma diversidade de gêneros textuais em suas aulas; verifica-se, ainda, que a busca por gêneros distintos tem por critério o interesse dos alunos e a facilidade de leitura. A pesquisa informa que boa parte dos textos utilizados pelos docentes tem como suporte o jornal, as revistas, os livros didáticos e o computador. Enfim, percebe-se que não há discussão, reflexão ou planejamento didático que promova o ensino de gêneros textuais em conformidade à realidade dos alunos dessa instituição. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juljan Lima Palmeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.title Os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta