UEPB - Repositório Digital

Prática discursiva de leitura através das histórias em quadrinhos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Braz, Bruna de Farias
dc.date.accessioned 2017-09-25T16:47:32Z
dc.date.available 2017-09-25T16:47:32Z
dc.date.issued 2013-08-29
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14634
dc.description BRAZ, B. F. Prática discursiva de leitura através das histórias em quadrinhos. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas discursivas de leitura de Histórias em Quadrinhos, um gênero presente na vida social de sujeitos, sobretudo daqueles que estão em processo de iniciação da leitura. Com base nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa e mantendo uma articulação com a Linguística Aplicada, promovemos um olhar para os discursos proferidos por indivíduos (informantes da pesquisa), ao relatarem como as histórias em quadrinhos contribuíram para sua prática de leitura, tornando-os capazes de compreender novos significados para suas vidas. Para tanto, buscamos responder algumas questões fundamentais: como a relação entre a linguagem verbal e não verbal, bem como outros componentes constituídos nestes textos, podem proporcionar sentidos, gestos de interpretações nos leitores? que marcas de subjetividade podemos encontrar nos discursos dos sujeitos da pesquisa? como os quadrinhos podem contribuir para o ensino de leitura na escola? Verificamos que as histórias em quadrinhos proporcionam, através de uma linguagem simbólica, práticas de leituras que levam os sujeitos a compreender e interpretar os vários sentidos de um texto. Sabendo que há ainda uma resistência em utilizar os quadrinhos em sala de aula, principalmente em escolas mais tradicionais de caráter mecanicista, comprovamos, por meio do que nos informaram os sujeitos envolvidos na pesquisa (quatro entrevistados), que a leitura desse gênero é um pontapé inicial para o desenvolvimento de outras leituras e amadurecimento crítico do leitor. Os dizeres dos nossos informantes deixam rastros de historicidades permeadas de elementos ideológicos. Cada forma de ler revela a formação do leitor e vai se desenvolvendo ao longo de sua vida – fase adulta. Com isso, comprovaremos o quão importante é a aplicação desse gênero para o processo de aquisição da leitura. Vimos, assim, o quanto é promissor perceber os muitos “dizeres” que estão presentes em qualquer texto por meio de qualquer leitura. Portanto, consideramos este trabalho como mais uma contribuição para os estudos linguísticos, sobretudo em auxiliar aqueles que estão envolvidos com a formação do leitor. pt_BR
dc.description.sponsorship Edjane Gomes de Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas de leitura pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.title Prática discursiva de leitura através das histórias em quadrinhos. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta