Resumo:
Sabemos que as palavras provocam efeitos de sentidos e acabam influenciando o ponto de vista dos sujeitos. Dessa forma, precisamos ficar atentos aos discursos veiculados, sobretudo pela mídia, pois, apresentam ideologias que buscam interesses particulares, como é o caso, por exemplo, dos anúncios publicitários. É comum encontrar nesse gênero a presença do discurso ecológico como uma forma de marketing tentando persuadir o consumidor a comprar um determinado produto. Neste contexto, investigamos os discursos ecológicos apresentados nos anúncios publicitários veiculados na internet e as leituras realizadas numa turma do 3º ano do Ensino Médio. Nossa pesquisa é mediada pelos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, sobre os estudos Pêcheux (2008), Fernandes (2007 e 2012), Fiorin (2006), Orlandi (2005, 2008), Foucault, (1992, 2004, 2009), dentre outros. O corpus da pesquisa consta de anúncios publicitários que utilizam o discurso ecológico e também de atividades propostas no decorrer de sequência didática durante uma intervenção em sala de aula. Dessa forma, iniciamos com uma pesquisa documental, na qual foi escolhido o gênero anúncio, e depois passamos para a pesquisa-ação, para podermos analisar as leituras dos alunos mediante os discursos propagados. Pretendemos com a nossa análise contribuir para que os sujeitos possam ter um olhar mais crítico diante dos discursos que circulam no meio social. Sendo assim, nossa pesquisa tentou despertar nos alunos maior interesse pelos discursos produzidos, visando compreender porque tais discursos podem revelar diferentes posições no processo de interlocução.
Descrição:
BATISTA, K. S. As leituras do discurso ecológico apresentados em anúncios publicitários. 2013. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.