UEPB - Repositório Digital

A variação linguística no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamenta: uma análise sob a perspectiva sociolinguística

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Ana Paula de Souza
dc.date.accessioned 2017-09-26T12:45:11Z
dc.date.available 2017-09-26T12:45:11Z
dc.date.issued 2017-09-26
dc.identifier.other CDD 418.0014
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14650
dc.description FERNANDES, A. P. S. A variação linguística no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamenta: uma análise sob a perspectiva sociolinguística. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Com vistas de como deve proceder o ensino variacionista da língua portuguesa na sala de aula, este estudo traz à luz uma investigação focada em dois livros didáticos de língua portuguesa – 6º ano: Singular e Plural, editora Moderna, e Tecendo Linguagens, editora IBEP, ambos indicados pelo Programa nacional do Livro Didático – PNLD, com o objetivo de verificar como esses livros trabalham o fenômeno da variação linguística. Para tanto, o trabalho fundamentou-se nos construtos teóricos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Coelho (2007), PCN’s (BRASIL, 1998, 1997), Monteiro (2000), Bagno (2001, 2008, 2013), Soares (2002) e Faraco e Tereza (2005). Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, descritiva de cunho qualitativo e a pesquisa aplicada. Para análise dos materiais didáticos, foram selecionadas do livro didático “Singular e Plural” nove atividades, enquanto que do livro “Tecendo linguagens” selecionou-se apenas uma atividade. Essas seleções foram realizadas tendo em vista referências à variação linguística nas atividades que, depois de analisadas, permitiram chegar à conclusão de que, em alguns livros didáticos, o estudo da variação linguística é suficiente para que haja uma boa compreensão e reflexão sobre o assunto, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da competência comunicativa do alunado; em outros não se apresenta de forma tão esclarecedora, o que demanda do professor uma explicação mais profunda e detalhada, para que ocorra um bom entendimento acerca do assunto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eliene Alves Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de língua materna pt_BR
dc.title A variação linguística no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamenta: uma análise sob a perspectiva sociolinguística pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta