Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de literatura em turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Brejo do Cruz-PB. Este estudo se enquadra na pesquisa descritiva, pois se apropriou de coletas de dados por meio de observações e questionários. Já no que diz respeito aos procedimentos técnicos, recorremos à revisão bibliográfica e, por fim, à pesquisa de campo na qual observamos, colhemos e interpretamos o lugar do texto literário em sala de aula. Como aporte teórico, nos servimos das reflexões de Beach & Marshall (1991); Candido (1972-1985); Freire (1989); Maia (2007); Silva (1998). O interesse pelo assunto surgiu a partir de uma experiência com o Estágio Supervisionado II, na qual foi possível observar uma prática pouco eficiente do professor de língua portuguesa ao lidar com a literatura em sala de aula. O resultado da pesquisa aponta para uma necessidade de abrir um espaço maior para a abordagem do texto literário em sala de aula, de modo que o aluno se aproprie de uma experiência enriquecedora com o universo da ficção.
Descrição:
OLIVEIRA, J. D. D. de. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.