UEPB - Repositório Digital

A docência na educação de jovens e adultos: um relato de experiência da prática pedagógica em Língua Portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Simone Pereira da
dc.date.accessioned 2017-09-26T12:45:50Z
dc.date.available 2017-09-26T12:45:50Z
dc.date.issued 2017-09-26
dc.identifier.other 374.012981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14655
dc.description SILV, S. P. da. A docência na educação de jovens e adultos: um relato de experiência da prática pedagógica em Língua Portuguesa. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho docente é considerado uma atividade significativa, e apresenta como característica a diversidade de saberes e de experiências. É uma atividade complexa que não só envolve o processo de ensino-aprendizagem, mas influências relacionadas aos aspectos econômicos, psicológicos, técnicos, culturais, éticos, políticos, institucionais, afetivos, estéticos que repercutem em sala de aula provocando diferentes reações e expectativas no professor e aluno. Diante da apresentação da docência como trabalho, surgem indagações a respeito deste trabalho na modalidade de educação de jovens e adultos. Assim, O presente artigo, intitulado: A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA propõe-se a analisar aspectos fundamentais sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos confrontando-o com a prática vivenciada numa turma da EJA, como também, relatar a experiência vivenciada na prática docente em Educação de Jovens e Adultos na disciplina Língua Portuguesa. O estudo se deu por meio da pesquisa bibliográfica, o que nos permitiu aprofundar a discussão a respeito da temática, possibilitando a compreensão da natureza do trabalho docente e seu desenvolvimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, aportamo-nos em autores como: Alves (2010), Santos (2004), Silva (2008), Tardif (2002; 2007), entre outros, e no relato de experiência vivenciado como professora de Língua Portuguesa em uma Escola da rede municipal de ensino em uma turma multisseriada da EJA. A conclusão a que chegamos é a de que é necessário estar sempre participando de discussões que ponham em pauta o trabalho do professor, pois só com o constante acompanhamento das situações de trabalho docente, podem surgir novas propostas de práticas pedagógicas que venham a melhorar significantemente esse trabalho, principalmente quando se sabe o tamanho de sua importância para alunos que frequentam esta modalidade de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Benedita Ferreira Arnaud pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.title A docência na educação de jovens e adultos: um relato de experiência da prática pedagógica em Língua Portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta