dc.contributor.author |
Oliveira, Douglas dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-28T17:06:46Z |
|
dc.date.available |
2017-09-28T17:06:46Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14687 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, D. dos S. O humor e a aprendizagem significativa: estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos de Biologia. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino no Brasil é predominantemente público na educação básica, onde vivencia muitas dificuldades, dentre estas pode-se destacar relação à estrutura física das unidades escolares e limitações dos professores. Diante de tal problemática, muitos docentes se esforçam em busca de novas estratégias para melhorar o ensino a fim de incentivar e provocar a aprendizagem dos discentes de forma prazerosa. Entretanto, para que isso aconteça é essencial mudar a visão ultrapassada segundo a qual o ensino da biologia é representado por um grande apanhado de nomenclaturas científicas de difícil compreensão. Nessa perspectiva o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização do uso do humor como estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos biológicos, tomando como fundamento o conceito de aprendizagem significativa, proposto por David Ausubel. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, e os dados foram coletados em programa preparatório para os exames vestibulares no ano de 2016, na cidade de Campina Grande (PB). A amostragem envolveu participantes do projeto "Bioloucos", utilizando a plataforma digital google docs. Por meio de análise de questionários foi verificado o alcance de requisitos básicos para promoção da aprendizagem significativa. Os resultados observados incitam-nos a considerar a relação humor-educação como sendo significativo para o ensino de biologia. Além de promover a motivação e ajudar na classificação em exames de vestibulares, possibilita um debate que foge aos tradicionais métodos de ensino engessado em paradigmas formais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Osmundo Rocha Claudino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Humor |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de ensino |
pt_BR |
dc.title |
O humor e a aprendizagem significativa: estratégia para estimular a aprendizagem de conteúdos de Biologia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |