Resumo:
Considerando a estrutura educacional brasileira, seu desenvolvimento desde a colonização aos dias atuais, suas novas políticas e seus novos métodos de avaliação ou de evolução da qualidade do ensino, objetivamos investigar e relacionar os meios em que se dão a educação e seus processos avaliativos com a disciplina de biologia ocorrida nos exames do ENEM, e os conteúdos dessa disciplina nas provas; relatados em artigos científicos publicados no decurso dos anos em que o processo do Enem aconteceu desde sua primeira edição até o ano de 2013, objetivando mostrar os principais conteúdos exigidos nas avaliações e a opinião crítica das políticas de educação, destacando que nem todas as suas exigências são possíveis pela heterogeneidade da classe estudantil, alvo da escolarização. O método foi a revisão de bibliografia do tema abordado, e os resultados mostraram tendência e prevalência de determinados assuntos por outros.
Descrição:
SANTOS, H. L. A. dos. Os conteúdos de Biologia nas avaliações do ENEM 2009-2016. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.