UEPB - Repositório Digital

Relação ensino-aprendizagem: a visão dos atores envolvidos neste processo na cidade de Campina Grande, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Thauane Cristina Silva de
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:07:06Z
dc.date.available 2017-09-28T17:07:06Z
dc.date.issued 2017-09-12
dc.identifier.other CDD 372.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14690
dc.description ALMEIDA, T. C. S. de. Relação ensino-aprendizagem: a visão dos atores envolvidos neste processo na cidade de Campina Grande, PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é verificar a realidade do ensino e aprendizagem de Ciências em escolas públicas de ensino fundamental no município de Campina Grande, Paraíba, a partir das percepções dos atores envolvidos nestes processos. Para a realização do estudo, participaram quatro professores de ciências e 133 alunos do 6º ao 9º ano de três escolas públicas, na faixa etária entre 11 e 16 anos. Os dados foram coletados através de questionário do tipo misto – questões de múltipla escolha e questões abertas, sendo a amostra aleatória e os dados foram analisados de modo descritivo, com abordagem quantitativa. Faz parte dos objetivos da educação ajudar os alunos a estimular o raciocínio lógico, a curiosidade e oferecer condições adequadas para torná-los mais aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, no entanto a educação tradicional contrapõe esses objetivos por apresentar escolas onde o processo de ensino se desenvolve de forma sistemática, em cujas salas de aulas os alunos são instruídos pelos professores para memorizar conteúdos programáticos desconectados e descontextualizados e, quando solicitados em algum tipo de avaliação, reproduzi-los. Observa-se que em algumas práticas pedagógicas o ensino não proporciona metodologias inovadoras capazes de envolver o aluno com a disciplina. Essa problemática gera insatisfação por parte dos alunos, e em consequência dos professores, por refletir no comportamento dos alunos na sala de aula. Deve-se resgatar a motivação e interesse de modo a ampliar os horizontes da educação e proporcionar um ensino de qualidade não só de ciências, mas em todas as disciplinas oferecidas para o ensino fundamental. Conclui-se, que a formação de professores necessita dar ênfase a uma formação que conduza o profissional da educação a uma prática docente ativa com atuação e reflexão sobre sua ação, diferente do estágio formador, e que a educação familiar dos alunos precisa ser trabalhada para que haja mais respeito no ambiente escolar, resgatando assim, o interesse e a motivação dos atores envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Relação ensino-aprendizagem: a visão dos atores envolvidos neste processo na cidade de Campina Grande, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta