Resumo:
Diante das dificuldades observadas na aprendizagem de Divisão Celular busca-se uma condição de ensino mais prazerosa e que possa estimular o interesse e a curiosidade dos estudantes. Através do lúdico podemos tornar o aluno sujeito ativo no processo de sua aprendizagem. Nesta perspectiva esta pesquisa objetivou avaliar a eficiência do ensino através do lúdico, com produção de modelos didáticos dos processos de divisão celular, assim como, identificar a compreensão dos alunos sobre citologia e comparar o possível avanço no processo de aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação de questionários comparando questões a qual tiveram sua temática trabalhada no modelo com uma questão que foi vista apenas na teoria. A pesquisa foi financiada pelo Programa de Iniciação à docência - PIBID e realizada em algumas etapas (Questionário pré/Minicurso/Produção de esquema através de desenhos/ Produção dos Modelos Didáticos/ Questionário pós), tratando-se de um Relato de Experiência no qual os dados obtidos receberam tratamento quali-quatitativo. Foi realizada com 24 estudantes de uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande- PB, Brasil. A pesquisa mostrou-se satisfatória, observando que antes da intervenção o índice de acertos era de 6,6% e após a intervenção passou a ser de 78,43%. O emprego de modelos didáticos no processo de construção do conhecimento do educando permite que este se torne sujeito ativo de sua aprendizagem, a partir da elaboração do material foi possível que os mesmos compreendessem o processo, que foi apresentado didaticamente em fases, tornando-os assim capazes de perceber de forma mais clara os procedimentos e possibilitando um ensino mais dinâmico.
Descrição:
ALMEIDA, I. G. F. Utilização de modelo didático no processo de ensino-aprendizagem de divisão celular em uma escola pública de Campina Grande – PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.