Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar e interpretar os conceitos relacionados
ao preconceito linguístico dentro e fora da escola. Buscamos problematizar as
relações e reações expressas pelos indivíduos, ao se depararem com as diferenças
linguísticas existentes na sociedade, descrevendo a questão do preconceito
linguístico, aliado ao preconceito social, em uma breve reflexão com relação às
denominações de “certo” e “errado”, sobretudo entre as classes menos privilegiadas
e o ambiente escolar. Para tanto, utilizamos como suporte teórico as abordagens de
Bagno (2001; 2002), Bortoni-Ricardo (2004), Geraldi (2006), Gnerre (2003) e
Possenti (1996).Concluímos que o preconceito linguístico deve ser discutido em sua
origem, é importante a conscientização de que o processo de variações são naturais
e acontecem em todos os âmbitos. Torna-se imprescindível uma discussão ampla
sobre diversidade inicialmente cultura, social e, por fim, linguística.
Descrição:
LIMA, S. da. S. Recortes sobre o preconceito linguístico e o
preconceito social. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.