Resumo:
Neste trabalho propomos uma análise mais profunda das idéias de Bakhtin acerca
das temáticas “Gêneros discursivos” e “Dialogismo”, ambas inseridas no campo da
Linguística, buscando, a priori, transpassá-las da teoria e visualizá-las na
perspectiva do próprio ensino de língua. Para esta feita, escolhemos como ponto de
partida as relações dialógicas, que perpassam toda forma de comunicação,
destacando a linguagem como ferramenta essencial das relações sociais.
Abordamos ainda os gêneros do discurso, enfatizando-os como as diversas formas
que cada indivíduo escolhe para interagir com a realidade sócio-histórica e
ideológica em que está inserido. Utilizamos de conceitos como o de Marcuschi
(2002, 2004), Antunes (2009), Travaglia (2002, 2009) e, como principal
embasamento, Bakhtin (1992, 2003), lembrando que este trabalho é de cunho
apenas bibliográfico. Aqui, buscamos sempre relacionar suas teorias ao ensino, em
especial ao ensino de língua materna. Dessa forma, buscamos dar luz à nossa
discussão, estabelecendo críticas, onde necessário, e empreendendo uma
abordagem diferenciada, a visualizar não apenas os aspectos formais da língua,
mas também a sua importância para a construção do sentido das comunicações
sociais, de maneira a efetuar uma ligação entre esta e a prática do próprio ensino da
língua materna.
Descrição:
MACÊDO, A. L. M. de. Os gêneros do discurso e o dialogismo Bakhtiniano
no ensino de língua materna. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.