Resumo:
O objetivo geral desta monografia é investigar a abordagem do estudo da análise linguística junto ao gênero crônica em três livros didáticos de português do 1º ano do Ensino Médio e, de modo específico, seus objetivos são: analisar o tratamento teórico-metodológico dado a prática da análise linguística junto ao gênero crônica em três livros didáticos de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio em uso no município de Monteiro/PB; verificar se há um trabalho sistemático com a análise linguística nos 3 Livros Didáticos de Português do 1º ano do Ensino Médio e identificar a forma como as questões se encontram dispostas, considerando os três eixos de ensino (leitura, produção textual e análise linguística), no decorrer dos capítulos. O corpus desta pesquisa é formado por três livros didáticos de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica as noções dos conceitos de análise linguística (MENDONÇA, 2006, REINALDO; BEZERRA, 2013; GERALDI, 1984; 1997; DUTRA, 2012; KEMIAC; LINO DE ARAÚJO (2011); PERFEITO, 2005; SOUZA ARAÚJO, 2012), gêneros textuais (MARCUSCHI, 2005; 2008; e BAKHTIN, 2000;); mais especificamente o gênero crônica (LAGINESTRA; FERREIRA, 2014; REZENDE; CAMPOS, (BEZERRA,2001); e PCN(1997,1998), e as abordagens e orientações dos livros didáticos (BEZERRA, 2001); acerca do ensino de Língua Portuguesa e do trabalho com o gênero crônica. Com o estudo realizado, verificamos que a proposta metodológica da análise linguística tem ganhado espaço nos livros didáticos de língua portuguesa, porém de forma ainda muito modesta. No tocante ao tratamento teórico-metodológico dado à prática da análise linguística junto ao gênero crônica em 3 livros didáticos de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio, observamos que as questões de análise linguística sobre o gênero crônica ainda se apresentam de forma fragmentária, embrionária e, em alguns momentos, superficial. Há, pois, uma tentativa de inserir a análise linguística no estudo do gênero, porém muito ainda tem de ser feito, tendo em vista que as raízes do tradicionalismo, muitas vezes, permanecem influenciando o trabalho com a língua. Verificamos também, nos livros didáticos analisados, que não há neles um trabalho sistemático com análise linguística, visto que as questões ora são puramente de gramática tradicional, ora são de análise linguística, ora há uma junção dessas duas teorias. Com relação à disposição das questões de acordo com os três eixos de ensino (leitura, produção textual e análise linguística), constatamos que não há um equilíbrio entre tais eixos, uma vez que as questões de análise linguística ainda se apresentam de forma reduzida em relação aos outros eixos, isto é, há um trabalho mais sistemático e em maior quantidade com os eixos de leitura e produção textual em detrimento da análise linguística.
Descrição:
FREIRE, J. S. O gênero crônica no livro didático de português do Ensino Médio: por uma proposta à luz da análise linguística. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.