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Objetivando uma reflexão sobre as práticas de leitura, mais especificamente, sobre a influência que
elas exercem sobre a formação do individuo é de que tratamos neste trabalho, com base em uma
pesquisa bibliográfica quantitativa, alicerçada principalmente em FREIRE (2003), LAJOLO (2008),
KLEIMAN (2007/2008), KOCH (2007) e ORLANDI (2003). Primeiramente, revemos alguns
conceitos sobre leitura, para, em seguida, tratarmos de aspectos concernentes à influência que ela
exerce sobre os indivíduos. Verificamos que, quando apresentada logo na infância, ela acompanha e
permanece no desenvolvimento intelectual do cidadão durante toda sua vida. Desta forma,
inegavelmente, ela tem importância fundamental perante o desenvolvimento de competências de
interação de cada individuo no meio social que nos rodeia, tornando-nos cidadãos aptos a vivenciar
momentos de clareza e independência, exercermos a participação, nosso ponto de vista, mostrarmos
conhecimento e saída eficaz para determinadas situações. A leitura é veiculo de informação cultural,
fator de desenvolvimento educacional que constrói, dentro de cada um de nós, um amplo campo de
conhecimento sociocultural e de nós mesmos. |
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