Resumo:
Os debates acerca das licenciaturas, no Brasil, evidenciam uma crise na formação identitária do futuro professor em razão da pouca valorização docente e da precarização das condições de ensino. Diante dessa problemática, este trabalho se propõe a investigar quais as expectativas dos futuros professores de língua portuguesa em relação ao exercício docente. Para tanto, faz-se necessário uma pesquisa elaborada com intuito de analisar de maneira sistemática a situação em que a encontram esses estudantes, entender o que é o curso de Letras e para que ele se destina, responder uma série de dúvidas que nos foi exposta durante a realização da pesquisa. Por isso, esse trabalho conta com uma breve análise do curso proporcionando assim um melhor entendimento do mesmo, afim de alavancar algumas indagações que possam suscitar durante a leitura do mesmo. Baseamo-nos em Boechat (2011), Kenski (2001) e Ferreira (2011) dentre outros, os quais discutem sobre o processo da educação e de formação de seus profissionais. Para atender aos objetivos dessa pesquisa, utilizou-se um questionário direcionado unicamente aos acadêmicos do sétimo e oitavo períodos do correspondente curso, o que foi de fundamental importância, pois através dele pudemos coletar dados relevantes sobre a insegurança durante o período de estágio e a falta de compreensão das teorias expostas no decorrer do curso.
Descrição:
SANTOS, C. T. dos. Uma breve análise sobre as expectativas dos futuros professores de português. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.