Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama crítico de como a música se constitui em uma ferramenta didática para o letramento em língua portuguesa nos limites do Ensino Fundamental. Parte da hipótese que, por ser um integrante da vida cotidiana do indivíduo-aluno, através de sua estrutura (linguística nas fronteiras da interação no meio social) se constitui como uma importante ferramenta didática para o letramento em língua materna. Nesse sentido, esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de letramento como resultado do processo de aprendizagem de Língua Portuguesa, traçando um panorama heterogênico nas fronteiras do letramento-música-ensino e descreve os resultados de uma aplicação em turma do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional “Osmar de Aquino, Guarabira-PB, como a música se faz ferramenta para o letramento. Adota uma metodologia de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos são é o da pesquisa bibliográfica, combinando-se à aplicação de texto, análise e intervenção em sala de aula. Com relação aos procedimentos adotados na intervenção, uma atividade utilizando a letra e a música “O caderno”, de Chico Buarque, foi introduzida, possibilitando transformar a aula de língua portuguesa em um momento de interação e participação dos alunos. O diálogo dos alunos contribuiu para que cada um deles reconstruísse o texto apresentado, tendo em vista a observação da realidade. A análise da aplicação permitiu ao pesquisador verificar que a música pode se constituir em uma ferramenta didática para o letramento em língua portuguesa. Ficou claro, também, que, apesar da realização dessa atividade, o processo relatado configura parte de um trabalho pedagógico com vistas ao letramento, aberto a outras intervenções que venham ampliar e enriquecer as conclusões deste estudo.
Descrição:
SILVA, J. D. C. da. Música: uma ferramenta didática ao letramento. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.