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O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um olhar voltado para o movimento da linguagem da criança no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de monteiro, PB. Neste sentido, tomamos como base publicações da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação Brasileiro (MEC, 2005), para falarmos de questões relacionadas à aquisição de linguagem, principalmente no que tange ao processo em sujeitos que possuem alguma Patologia da linguagem. Além de estudos que focam o desenvolvimento da linguagem ao longo do tempo como o behaviorismo, gerativismo e interacionismo. Ao falar da relação da escola com as crianças deficientes e da complementação de atendimentos exclusivos para elas nas escolas públicas, nos baseamos em um estudo realizado por Ávila-Nóbrega (2010) com díades mãe-bebê típicas (sem necessidades especiais fora do ambiente escolar). No que se refere à aquisição de linguagem o autor afirma que o gesto, o olhar e a produção vocal são elementos primordiais na aquisição da língua do infante. Neste sentido, percebemos que há a necessidade de estudos com esse caráter em ambientes escolares públicos com crianças com alguma questão de linguagem que precisam usar recursos alternativos para corresponder à interação do professor. Sendo assim, realizamos observações de cenas de atenção conjunta de um professor e uma aluna deficiente intelectual uma sala de AEE, por um período de 10 meses (no ano letivo de 2013) e os nossos dados foram coletados em caderno de campo. Os resultados mostram que o professor faz uso de várias estratégias de interação (olhar, toque, produção vocal, gestos, etc.) e de vários recursos pedagógicos para ajudar a criança não-típica na sua relação com a linguagem. |
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