dc.contributor.author |
Souza, Patrícia Maurício de |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-09T11:29:36Z |
|
dc.date.available |
2013-08-09T11:29:36Z |
|
dc.date.issued |
2013-08-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1495 |
|
dc.description |
SOUZA, P. M. de. Leitura na sala de aula: da teoria à prática. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No presente artigo, buscamos analisar alguns assuntos pertinentes a respeito da leitura como forma de interação e aquisição intelectuais e linguísticas. Nesse trabalho, pretendemos analisar algumas reflexões acerca da leitura no âmbito escolar e de como essa ocorre nas atividades comunicativas institucionalizadas, partindo das teorias que priorizam o estudo da língua em sua funcionalidade e reflexão na obtenção de um melhor aproveitamento das aulas de leitura. Para fins teóricos fundamentamo-nos em: Antunes (2003) Lajolo (1993), Pimenta (2011), Bagno (2007), Buzen e Mendonça (2006), Dionísio e Machado (2002), entre outros que discorrem sobre o tema e dos documentos oficiais de língua portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000 e 2008). Tais implicações foram analisadas por meio de dados coletados das observações e regências das aulas de língua portuguesa em escolas públicas de Guarabira- PB, os quais fazem parte do componente curricular Estágio Supervisionado, do curso de Letras da UEPB. Nessa perspectiva, buscamos evidenciar que a leitura ainda apresenta alguns entraves que dificultam no desempenho linguístico e comunicativo dos estudantes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosângela Neres Araújo Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - teoria |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - prática |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de aula |
pt_BR |
dc.title |
Leitura na sala de aula: da teoria à prática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |