Resumo:
O presente estudo tem o intuito de trazer algumas reflexões, acerca de como se encontra o ensino de Língua Portuguesa, com enfoque no Ensino Médio, confrontando as metodologias utilizadas pelos docentes, com as que são propostas pelos PCN. Partindo desses pressupostos, objetivamos explicitar a importância da WebQuest no contexto educacional, bem como despertar nos professores de língua, o interesse pela pesquisa, a fim de fazê-los optar sempre pela reformulação de suas práticas, a partir das mudanças que ocorrem constantemente na sociedade. Utilizamos como principais suportes teóricos-metodológicos autores como Fukuda (2004), Silva (2007), Xavier (2009), Marchuschi (2004), Dias (2010) entre outros. E com base nas reflexões por eles apresentadas, levantamos uma discussão sobre a inserção das TICs na sala de aula, apresentando como proposta metodológica, a WebQuest, que por nós é enquadrada nos conceitos de objeto de aprendizagem e interação pela linguagem. A mesma tem como suporte a internet, e como pudemos comprovar, através de sua aplicação que foi realizada em uma turma piloto, do 1º ano do Ensino Médio, contribui favoravelmente com o processo de ensino-aprendizagem através da construção cooperativa do conhecimento.
Descrição:
SILVA, M. J. da. A webquest: uma proposta para aulas de língua portuguesa. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.