UEPB - Repositório Digital

O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Mônica Monteiro da
dc.date.accessioned 2017-12-27T18:41:00Z
dc.date.available 2017-12-27T18:41:00Z
dc.date.issued 2017-12-07
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15101
dc.description SILVA, M. M. O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho analisamos como o fator Coesão é abordado em propostas de produção textual em livros didáticos de Língua Portuguesa (doravante, LDLP), direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II. Nosso objetivo foi analisar como este elemento é apresentado em duas coleções. Segundo Antunes (2005) a coesão textual é responsável “pela unidade formal do texto, construída através de mecanismos gramaticais e lexicais”. Além da referida autora, nos baseamos também em: Oliveira (2010); Costa Val (2006); Platão e Fiorin (2007) e Bakhtin (1992).bem como Terra (2002) e Borgatto (2012), autores dos livros didáticos e, análise. O interesse por tal corpus de análise partiu de observações a aulas de Língua portuguesa no período de estágio, no qual percebemos que o professor regente fazia uso do LDLP até nos momentos de produção textual. Pode-se dizer que a coesão textual é um elo entre as palavras, orações, frases e parágrafos, proporcionando um sentido apropriado para o texto, e se não for claramente exposto isso ao aluno, o mesmo não compreenderá o significado desses elos. Concluímos que os livros didáticos analisados deixam um pouco a desejar no que se refere à coesão, pois o que percebemos foi uma abordagem superficial sobre este fator de textualidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Josefa Adriana Gregório de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Coesão textual pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta