dc.contributor.author |
Silva, Mônica Monteiro da |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-27T18:41:00Z |
|
dc.date.available |
2017-12-27T18:41:00Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15101 |
|
dc.description |
SILVA, M. M. O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho analisamos como o fator Coesão é abordado em propostas de produção textual em livros didáticos de Língua Portuguesa (doravante, LDLP), direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II. Nosso objetivo foi analisar como este elemento é apresentado em duas coleções. Segundo Antunes (2005) a coesão textual é responsável “pela unidade formal do texto, construída através de mecanismos gramaticais e lexicais”. Além da referida autora, nos baseamos também em: Oliveira (2010); Costa Val (2006); Platão e Fiorin (2007) e Bakhtin (1992).bem como Terra (2002) e Borgatto (2012), autores dos livros didáticos e, análise. O interesse por tal corpus de análise partiu de observações a aulas de Língua portuguesa no período de estágio, no qual percebemos que o professor regente fazia uso do LDLP até nos momentos de produção textual. Pode-se dizer que a coesão textual é um elo entre as palavras, orações, frases e parágrafos, proporcionando um sentido apropriado para o texto, e se não for claramente exposto isso ao aluno, o mesmo não compreenderá o significado desses elos. Concluímos que os livros didáticos analisados deixam um pouco a desejar no que se refere à coesão, pois o que percebemos foi uma abordagem superficial sobre este fator de textualidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Josefa Adriana Gregório de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Coesão textual |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
O uso do fator coesão em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |