dc.description.abstract |
Atualmente a Educação para Jovens e Adultos - EJA é um desafio pedagógico tanto para professores como para gestores. Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar a efetividade da educação EJA sobre a visão do Estágio Supervisionado IV, no ensino da Geografia, realizado em duas turmas do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily - CAIC, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Tal análise teve o intuito de compreender e identificar a aplicação da metodologia do ensino EJA na Geografia e se foram criadas práticas para as especificidades do público alvo, ou se são as mesmas utilizadas no ensino tradicional, na qual se baseia nas características da educação regular. Verificou-se ainda se houve realmente a promoção de um processo de ensino e aprendizagem que preparasse o público envolvido para atuar criticamente na sociedade da qual faz parte, sendo capaz de transformá-la, ou se apresentam apenas práticas e conteúdos comuns que não são garantia de resgate de aprendizagem para esses Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva de caráter exploratório com método qualitativo e quantitativo, para melhores resultados analíticos. O estudo foi realizado por meio de observação e intervenção, como também aplicação de questionários nas turmas, Diretoria de ensino e Professor. A pesquisa conclui que embora haja dificuldades na educação EJA, ainda sim é um método de resgate e inclusão eficaz, ressaltando que dada à complexidade da modalidade, deve-se ter uma maior atenção por parte das políticas publicas, fazendo com que a aprendizagem ultrapasse os “muros” das escolas, garantindo o lugar na sociedade da qual fazem parte esses Jovens e Adultos. |
pt_BR |