UEPB - Repositório Digital

Ensino da geografia para turmas do ensino médio EJA da Escola E.E.F.M. CAIC José Joffily - Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Sabrina Mirelly Castro
dc.date.accessioned 2018-02-02T19:21:22Z
dc.date.available 2018-02-02T19:21:22Z
dc.date.issued 2017-12-18
dc.identifier.other 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15125
dc.description CABRAL, S. M. C. Ensino da geografia para turmas do ensino médio EJA da Escola E.E.F.M. CAIC José Joffily - Campina Grande - PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente a Educação para Jovens e Adultos - EJA é um desafio pedagógico tanto para professores como para gestores. Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar a efetividade da educação EJA sobre a visão do Estágio Supervisionado IV, no ensino da Geografia, realizado em duas turmas do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Joffily - CAIC, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Tal análise teve o intuito de compreender e identificar a aplicação da metodologia do ensino EJA na Geografia e se foram criadas práticas para as especificidades do público alvo, ou se são as mesmas utilizadas no ensino tradicional, na qual se baseia nas características da educação regular. Verificou-se ainda se houve realmente a promoção de um processo de ensino e aprendizagem que preparasse o público envolvido para atuar criticamente na sociedade da qual faz parte, sendo capaz de transformá-la, ou se apresentam apenas práticas e conteúdos comuns que não são garantia de resgate de aprendizagem para esses Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada pesquisa descritiva de caráter exploratório com método qualitativo e quantitativo, para melhores resultados analíticos. O estudo foi realizado por meio de observação e intervenção, como também aplicação de questionários nas turmas, Diretoria de ensino e Professor. A pesquisa conclui que embora haja dificuldades na educação EJA, ainda sim é um método de resgate e inclusão eficaz, ressaltando que dada à complexidade da modalidade, deve-se ter uma maior atenção por parte das políticas publicas, fazendo com que a aprendizagem ultrapasse os “muros” das escolas, garantindo o lugar na sociedade da qual fazem parte esses Jovens e Adultos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Joana D’Arc Araújo Ferreira. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino da geografia para turmas do ensino médio EJA da Escola E.E.F.M. CAIC José Joffily - Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta