dc.description.abstract |
O ensino de Geografia tem enfrentado vários obstáculos e, dentre eles, se destaca a
inadequação de metodologias adotadas para a construção do conhecimento em sala de aula, de
modo que possam referenciar noções contemporâneas de saberes geográficos. Logo, mostrase
indispensável que o professor de Geografia explore e problematize as concepções de
conhecimento e de estratégias de ensino incorporadas dentro desta disciplina. Assim, para
acompanhar o ritmo desse processo, o professor necessita estar buscando solucionar suas
carências profissionais, iniciando esta labuta mesmo antes da conclusão do curso de
licenciatura, à medida que se depare diante da construção de uma identidade docente. Com
base nisto, este trabalho, ao utilizar-se de um levantamento bibliográfico, se dispõe a
apresentar e analisar contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência na formação docente de Geografia, a partir de experiências realizadas por meio do
uso de diferentes linguagens, relatando intervenções realizadas pela autora, enquanto foi
bolsista do mencionado programa. As experiências – que veicularam esta pesquisa de cunho
qualitativo, através da modalidade pesquisa colaborativa – foram materializadas por meio de
projetos de intervenção, a partir do Subprojeto de Geografia vinculado à Universidade
Estadual da Paraíba, nos anos de 2014 e 2015, em duas turmas, respectivamente, de 3ª e de 1ª
série de ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina
Grande / PB. Por fim, foi conferida a importância do PIBID como mecanismo de
amadurecimento na licenciatura, viabilizando oportunidades que puderam expandir o
desenvolvimento acadêmico da autora, favorecendo a aquisição da identidade docente, e
propiciando romper com o ensino arcaico de Geografia, por meio do uso de diferentes
linguagens para melhor atender à diversidade de aprendizagem no ambiente da sala de aula. |
pt_BR |