Resumo:
O Estágio em licenciatura é uma importante ferramenta que possibilita ao discente que após aprendizado teórico na universidade, tem agora no espaço escolar sua oportunidade de aproximação com a sala de aula e as demais interações da atividade docente. O objetivo deste trabalho é um relato da vivencia no estagio supervisionado do ensino em Geografia. A pedagogia e sua relação entre as práticas educativas, ensino e aprendizado, foram colocadas em prática na turma do ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira. O processo de avaliação a partir de diversas propostas metodológicas, vividas na realidade dos alunos e o próprio conhecimento prévio individual, atuaram como auxilio na compreensão dos conteúdos durante a intervenção com o tema: capitalismo e a transformação do Espaço Geográfico, discutido como parâmetro para analise em todas as escalas possíveis, evidenciando a escala local como lugar de pertencimento do aluno. Observou-se que mesmo com todo esforço e dedicação do discente em panejar e formular diferentes métodos de ensino, o rendimento no processo de avaliação foi de inicio negativo, porem houve evolução gradativa ao fim dos processos, o que se tornou satisfatório para o discente diante de todo planejamento pedagógico no intuito de contribuir para o crescimento do ensino/aprendizagem dos estudantes
Descrição:
RANGEL, M. A. Estágio supervisionado em geografia: relato de vivência no ensino/aprendizagem no nível médio de ensino. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.