Resumo:
Entendendo a importância do ensino de Geografia no tocante à escola pública e focando na
modalidade EJA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a realidade social dos
ingressantes da EJA na Escola professor Rangel em Ingá-PB, complementando com os
seguintes objetivos específicos: verificar a realidade da escola e as medidas tomadas para
melhoria do ensino na modalidade EJA, como também identificar as metodologias usadas em
sala de aula para se ensinar Geografia.A metodologia de pesquisa pode ser classificada como
qualitativa a qual nos possibilita trabalhar com questionário semiestruturado, com
documentos oficias, entre outros, associando os dados com a pesquisa bibliográfica que revela
a postura de alguns autores, como Pontuschka (2009), Serra (2013) Cavalcanti (2013),
Chizzotti (2010), Fonseca (2002) entre outros, tendo em vista que a mesma nos proporciona
um aprofundamento maior deste tema para melhor nos posicionarmos sobre a melhoria do
ensino de Geografia nas escolas. Buscamos com esta pesquisa contribuir de forma
significativa para o ensino de Geografia na modalidade EJA. Ao longo deste trabalho foi
possível observar que alunos e equipe pedagógica – sendo aqui representada pela fala do
professor e da gestora – reconhecem a importância da disciplina Geografia para sua formação
enquanto cidadão, porém, identificamos alguns problemas no que diz respeito ao livro
didático que é utilizado na modalidade EJA, como também a necessidade de inovação na
prática pedagógica do professor desta área e maior envolvimento por parte da equipe técnica
da escola para inovar, provocar e estimular a participação dos alunos, combatendo assim o
índice de evasão na escola.
Descrição:
SILVA, M. da. L. P. da. Educação e geografia: refletindo sobre a realidade do ensino em turmas de jovens e adultos no município de Ingá - PB. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.