UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia no contexto educacional inclusivo com alunos surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Christianne Ribeiro
dc.date.accessioned 2018-02-07T17:59:45Z
dc.date.available 2018-02-07T17:59:45Z
dc.date.issued 2017-12-12
dc.identifier.other 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15243
dc.description CABRAL, C. R. O ensino de geografia no contexto educacional inclusivo com alunos surdos. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo traz uma reflexão sobre os recursos e técnicas de interpretação e de tradução que os tradutores intérpretes de Libras no contexto educacional fazem uso quando se veem em uma situação em que o conteúdo ministrado requer mais de seu conhecimento, melhor dizendo, quando se busca através de um trabalho em conjunto realizar a igualdade na aquisição do conhecimento entre alunos surdos e ouvintes. Deste modo, buscamos investigar como este profissional atua e quais as estratégias ele utiliza para fazer o seu trabalho a contento. Para tanto, nossa investigação teve lugar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Picuí. Utilizamos como metodologia a observação in loco. Utilizamos como referencial teórico, autores da área da educação especial e inclusiva, sobretudo da área da surdez, tais como: Gesser (2004), Quadros & Karnopp (2009). Como resultado, verificou-se que o conteúdo pode, sim, ser passado de maneira satisfatória e igualitária para o alunado surdo, desde que um trabalho em conjunto seja feito, a saber: o tradutor intérprete, o professor e o aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Estratégias de ensino pt_BR
dc.subject Deficiência auditiva pt_BR
dc.title O ensino de geografia no contexto educacional inclusivo com alunos surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta