dc.contributor.author |
Herculano, Érika de Fátima |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-07T18:54:37Z |
|
dc.date.available |
2018-02-07T18:54:37Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-15 |
|
dc.identifier.other |
371.32 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15249 |
|
dc.description |
HERCULANO, E. de F. A presença dos povos indígenas no livro didático de história adotado no município de Pocinhos/PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa as representações dos povos indígenas nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental II, destinado aos alunos do sexto ao nono, adotado pelo Município de Pocinhos-PB, no ano de 2017. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste estudo será averiguar como este material didático aborda esta temática, destinada aos estudantes, como também, verificaremos o teor da importância dada pelos professores à temática do ensino da história indígena brasileira. A metodologia consistiu numa análise da coleção “Vontade de Saber” escrita por Marco Pellegrini, Adriana Dias e Keila Grinberg, e de um questionário que foi aplicado com os docentes que lecionam a disciplina de História no referido Município. Esta pesquisa tem como suporte metodológico leituras acerca dos Livros Didáticos e da Historiografia Indígena, respaldando-se nas contribuições da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e dos teóricos, Maria Regina Celestino de Almeida, Luisa Tombini Witmann e Gilberto Freyre. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José do Egito Negreiros Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.title |
A presença dos povos indígenas no livro didático de história adotado no município de Pocinhos/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |