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O principal objetivo deste trabalho é apresentar e analisar os resultados obtidos a partir do
desenvolvimento do projeto de intervenção “Debatendo a violência e suas formas, a partir do
espaço escolar e lugar de vivência”, desenvolvido no contexto das aulas de Geografia, no 3º
ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assis Chateaubriand, localizada na cidade de
Campina Grande, PB. A temática escolhida tem se mostrado bastante relevante para o meio
social em que os alunos da respectiva escola estão inseridos, haja vista que a zona leste da
cidade de Campina Grande apresenta altos índices de violência urbana, como em diversas
espacialidades da cidade. Associado a isso, tal temática também fazia parte do Projeto Político
Pedagógico - PPP da Escola, no ano de 2015, havendo por parte da instituição uma
preocupação com os índices de violência do setor, importando em trabalhar a temática no
âmbito escolar, de forma a contribuir para a minimização do problema. A partir da
preocupação com a espacialidade dos fenômenos no espaço geográfico, elegeu-se a categoria
lugar para ancorar a discussão da temática violência, haja vista esta ser interdisciplinar e, para
que seja abordada na Geografia, necessário se faz a sua espacialização. Metodologicamente,
trata-se de pesquisa qualitativa, apoiada nas técnicas da pesquisa ação, realizada a partir da
participação do bolsista enquanto agente da pesquisa, na medida em que ministrou aulas
expositivas e dialogadas e utilizou diversas estratégias para despertar o interesse dos alunos
no decorrer do desenvolvimento do projeto. Após a participação relevante dos alunos, foi
possível concluir que eles tinham consciência sobre a temática violência e sua inserção no
lugar de vivência e na própria cidade de Campina Grande, mas não com um olhar mais
aprofundado, o que fez com que o trabalho desenvolvido tenha se mostrado profícuo no
contexto das aulas de Geografia, mas que requer continuidade, haja vista a violência ser tema
de maior importância na sociedade atual e, na maioria das vezes, vem até comprometendo a
relação do indivíduo com o seu próprio lugar de vivência. |
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