UEPB - Repositório Digital

Debatendo a violência e suas formas a partir do espaço escolar e lugar de vivência: experiência a partir do subprojeto geografia/PIBID/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Liberato Epitácio de Sousa da
dc.date.accessioned 2018-02-07T19:39:28Z
dc.date.available 2018-02-07T19:39:28Z
dc.date.issued 2017-12-21
dc.identifier.other 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15256
dc.description SILVA, L. E. de. S. da. Debatendo a violência e suas formas a partir do espaço escolar e lugar de vivência: experiência a partir do subprojeto geografia/PIBID/UEPB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O principal objetivo deste trabalho é apresentar e analisar os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção “Debatendo a violência e suas formas, a partir do espaço escolar e lugar de vivência”, desenvolvido no contexto das aulas de Geografia, no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande, PB. A temática escolhida tem se mostrado bastante relevante para o meio social em que os alunos da respectiva escola estão inseridos, haja vista que a zona leste da cidade de Campina Grande apresenta altos índices de violência urbana, como em diversas espacialidades da cidade. Associado a isso, tal temática também fazia parte do Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola, no ano de 2015, havendo por parte da instituição uma preocupação com os índices de violência do setor, importando em trabalhar a temática no âmbito escolar, de forma a contribuir para a minimização do problema. A partir da preocupação com a espacialidade dos fenômenos no espaço geográfico, elegeu-se a categoria lugar para ancorar a discussão da temática violência, haja vista esta ser interdisciplinar e, para que seja abordada na Geografia, necessário se faz a sua espacialização. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, apoiada nas técnicas da pesquisa ação, realizada a partir da participação do bolsista enquanto agente da pesquisa, na medida em que ministrou aulas expositivas e dialogadas e utilizou diversas estratégias para despertar o interesse dos alunos no decorrer do desenvolvimento do projeto. Após a participação relevante dos alunos, foi possível concluir que eles tinham consciência sobre a temática violência e sua inserção no lugar de vivência e na própria cidade de Campina Grande, mas não com um olhar mais aprofundado, o que fez com que o trabalho desenvolvido tenha se mostrado profícuo no contexto das aulas de Geografia, mas que requer continuidade, haja vista a violência ser tema de maior importância na sociedade atual e, na maioria das vezes, vem até comprometendo a relação do indivíduo com o seu próprio lugar de vivência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Lugar de vivência pt_BR
dc.title Debatendo a violência e suas formas a partir do espaço escolar e lugar de vivência: experiência a partir do subprojeto geografia/PIBID/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta