UEPB - Repositório Digital

Os multiletramentos como instrumento no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto geografia/ PIBID/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Ariana Rafaela Cavalcanti
dc.date.accessioned 2018-02-08T14:29:18Z
dc.date.available 2018-02-08T14:29:18Z
dc.date.issued 2017-11-22
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15268
dc.description LIMA, A. R. C. Os multiletramentos como instrumento no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto geografia/ PIBID/UEPB. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Os multiletramentos podem ser caracterizados como diversas formas do professor ministrar suas aulas, a partir da utilização de imagens, músicas, jogos, tecnologias de informação, dentre outras ferramentas de ensino que levem os alunos a aprender de forma crítica e com maior facilidade, passando a enxergar a paisagem e o lugar que vivenciam de maneira diferente e com mais significado. Nesta Perspectiva, este Trabalho tem como objetivo central o uso dos multiletramentos para trazer o conteúdo geográfico para a realidade, aproveitando da experiência no âmbito do Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB. As intervenções ocorreram junto às turmas do 7º ano D e do 8º ano C na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Emília Oliveira de Almeida, localizada no Bairro Presidente Médici, Campina Grande PB. As ações foram mediadas a partir do uso de recursos como imagens, música, vídeo, aula de campo, confecção de mapas e atividades. Os resultados alcançados, num período de 12 meses (agosto 2016 à agosto 2017) foram satisfatórios, mostrando que o método utilizado produz eficácia no ensino de Geografia, pois através dele os alunos demonstraram ter compreendido os temas abordados, apontando elementos da paisagem e reconhecendo o seu espaço vivido no cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Instrumentos de ensino pt_BR
dc.title Os multiletramentos como instrumento no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto geografia/ PIBID/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta