dc.description.abstract |
Este trabalho discute a necessidade de incorporar ao processo de ensino e aprendizagem a utilização de diversas estratégias metodológicas, na construção de uma prática pedagógica em Geografia preocupada em consolidar a relevância dessa disciplina como conhecimento que está além dos muros da escola, adentrando no cotidiano dos alunos, tornando-os sujeitos da produção de múltiplos espaços. Esta experiência foi realizada pelos bolsistas do PIBID junto aos alunos do Ensino Médio em duas escolas localizadas na cidade de Campina Grande – PB, Escola Estadual Assis Chateaubriand e Escola Estadual Severino Cabral. Objetivou trabalhar, através de projetos de intervenção, três temáticas acerca dos conteúdos geográficos: a Globalização, analisando os atrativos do capitalismo em diferentes espaços, assim, como os problemas ambientais decorrentes do consumismo humano; Outra temática foi a sustentabilidade, identificando no espaço de vivência aspectos de uma cidade sustentável, assim, compreendendo práticas sustentáveis que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade; também buscou discutir a importância da energia para vida humana, assim, como analisar os diferentes tipos de energias renováveis e não renováveis. Os procedimentos utilizados no desenvolvimento dos projetos foram, além das aulas expositivas e dialogadas, a construção de vídeo reportagens acerca da Globalizando, analisando os diferentes espaços, como o Partage Shopping e a feira central. Também foi construída uma cidade sustentável, a partir da utilização do jogo digital “Simcity”, bem como de três maquetes sustentáveis, materializando uma cidade sustentável, uma escola sustentável e uma casa sustentável, buscando refletir a partir das categorias geográficas lugar e paisagem a necessidade de planejamento de uma cidade sustentável. E, por fim, houve a utilização de kits de robótica para demonstrar em sala de aula a importância das energias renováveis, valorizando a conscientização do aluno para a conservação ambiental. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a intensa participação dos alunos, a modificação dos estereótipos construídos acerca da Geografia, assim como a formação de alunos mais críticos e construtores do próprio conhecimento, refletindo a Geografia não apenas como uma disciplina escolar, mas como prática de vida. |
pt_BR |