Resumo:
O uso da tecnologia é algo comum entre os jovens na atualidade, inseri-la nas aulas é um desafio que os professores enfrentam diariamente. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de estágio observatório em turmas do ensino médio, onde ferramentas tecnológicas são utilizadas auxiliando o professor regente nas aulas de geografia. Constantemente autores de prática de ensino fazem referência a importância do uso de novas metodologias em sala de aula devido a estagnação que alguns educadores permanecem, com isso os estudantes acabam se deparando com aulas monótonas e perdendo o interesse por determinado conteúdo, porém, mesmo com toda teoria incentivando mudanças não é frequente casos de professores que realmente conseguem utilizar novos meios principalmente em escolas públicas. O estágio referido foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, localizada no município de Queimadas – PB, dando ênfase a importância do estágio de observação que mesmo sendo componente curricular obrigatório nos cursos de geografia, geralmente não é tão esperado pelos alunos. Além da observação feita em sala, foi realizada entrevista com o professor para entender como funciona cada método. Tomando como referencial autores como Pimenta e Lima (2004), Pontuschka (2010), Araujo (2005), buscando a importância do estágio já que é uma oportunidade única do aluno adquirir conhecimento tomando para si ou não metodologias utilizadas pelo professor regente e a importância da tecnologia na educação mesmo em escolas públicas.
Descrição:
ARAÚJO, S. C. de. A utilização de recursos tecnológicos nas aulas de geografia: um recorte dos dispositivos utilizados pelo professor da E. E. E. F. M. Francisco Ernesto do Rêgo - Queimadas/PB. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.