Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar os desafios encontrados nos Estágios Supervisionados e destacar sua importância na formação docente do professor de Geografia. Esse momento constitui-se como elo entre a educação superior e a educação básica, assim como, um elo entre a teoria e a prática. Ao permitir a aproximação do licenciando com a realidade escolar, as vivências desenvolvidas nesse espaço, permitem ao mesmo, o desenvolvimento de habilidades necessárias à própria profissão, suas implicações à prática docente podem ser positivas ou negativas, porém necessárias. Com esse objetivo, a pesquisa é embasada nos estudos de autores que são referências e corroboram sobre a importância dos Estágios Supervisionados na formação inicial docente de forma geral e especificamente na prática docente em Geografia e tem como método de pesquisa a narrativa autobiográfica como dispositivo de análise e reflexão sobre como se constrói a identidade docente, através do resgate de memórias, que possam ser analisadas em suas implicações e relevâncias. Nesse processo o sujeito é o autor do empírico, o narrador e protagonista principal. O resultado obtido através das narrativas das vivências reafirma a importância e a complexidade dos Estágios Supervisionados, que não devem ser considerados como um mero componente curricular proposto pelas Instituições de Ensino Superior, mas com um campo de conhecimento que permite trabalhar aspectos que contribuem para a formação do professor em Geografia. Conclui-se que os Estágios Supervisionados, são momentos de suma importância para a construção profissional dos professores de Geografia.
Descrição:
VIEIRA, K. S. A. A formação docente: a relevância dos estágios supervisionados em geografia através da autorreflexão da vivência de desafios. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.