dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo, promover um debate sobre as ações desenvolvidas na perspectiva da inclusão digital no ensino de Geografia, possibilitando relacionar as práticas exercidas no cotidiano escolar às contribuições do Estágio para a formação do futuro professor de Geografia, por meio do relato das atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Geografia IV, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Félix Araújo, localizado no município de Caturité-PB, o mesmo, foi desenvolvido na turma de 2° ano “B” do ensino médio, onde o principal recurso didático para o desenvolvimento das aulas foi o tablete. O método utilizado foi o fenomenológico, analisando a forma como os alunos se relacionam culturalmente, socialmente e sobretudo, como eles vivenciam o “espaço virtual” de forma particular, buscando compreender as diferentes formas de apropriação deste espaço vivido. Os resultados alcançados se mostraram satisfatórios, visto que o recurso utilizado foi eficaz no trabalho com os conteúdos da série, bem como, contribuiu no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o dinâmico, compreensível e eficiente, uma vez que o tablete é um instrumento rico em informações para ampliação do conhecimento. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do Estágio constitui um diferencial na vida dos futuros profissionais, haja vista ter significados e interpretações que vão além da teoria, contribuindo com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas, além de reconfigurar as práticas educacionais e comunicativas, de acordo com o novo cenário sociotécnico atual. |
pt_BR |