dc.contributor.author |
Medeiros, Glaidson Carlos de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-08T17:06:24Z |
|
dc.date.available |
2018-02-08T17:06:24Z |
|
dc.date.issued |
2016-09-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 107 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15293 |
|
dc.description |
MEDEIROS, G. C. de. O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas na escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho acadêmico intitulado O Ensino de Filosofia no Ensino Médio: Desafios e Perspectivas na Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho tem como objetivo traçar sucintamente uma trajetória histórica do ensino de filosofia na educação básica no Brasil, contextualizando com a prática encontrada no ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino no Estado do RN. Enfatizando os problemas deixados pela dinâmica dos movimentos que levam a entrada e saída da disciplina nos currículos, ressaltamos a proposição de uma metodologia atrativa para os jovens na atual sociedade. O estudo ressalta a importância da disciplina para exercício pleno da cidadania, da formação crítica e reflexiva. A metodologia aplicada na pesquisa foi a bibliográfica. Percebeu-se ao fim da pesquisa que os conteúdos livrescos e a história da filosofia devem ser acompanhados de uma reflexão acerca das condições de existência dos aluno, bem como, que o fazer pedagógico deve ser sempre revisto e repensados, apontando para a utilização de metodologias inovadoras com projetos pedagógicos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Nilton Conserva de Arruda |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas na escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |