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Utilização e avaliação de um software com finalidade educacional por alunos de uma escola pública com base no design emocional e no uso de emotions

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dc.contributor.author Silva, Luiz Augusto Leite da
dc.date.accessioned 2018-02-16T14:44:09Z
dc.date.available 2018-02-16T14:44:09Z
dc.date.issued 2017-04-27
dc.identifier.other 21. ed. CDD 004
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15366
dc.description SILVA, L. A. L. Utilização e avaliação de um software com finalidade educacional por alunos de uma escola pública com base no design emocional e no uso de emotions. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de programação no ensino fundamental vem se destacando pois ajuda o aluno a desenvolver mais raciocínio lógico, no entanto existem alguns desafios em relação ao ensino deste tema. Com isso, existem diversas ferramentas que prometem facilitar o processo de ensino-aprendizagem da programação para iniciantes. No entanto, para que essas ferramentas sejam escolhidas, é necessário que sejam devidamente avaliadas. Dentre várias formas de avaliação de software, destaca-se o Design Emocional que busca identificar determinadas emoções nos usuários ao utilizar um determinado artefato. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a avaliação de um software educacional voltado para o ensino de programação, levando em consideração alguns conceitos do Design Emocional. A pesquisa apresenta caráter exploratório e foi realizada a partir de um estudo de caso com a turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raquel Minervino de Carvalho que tinha como objetivo a criação de Aplicações para celulares com Sistemas Operacionais Android utilizando o software App Inventor2. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio de questionário aplicado aos alunos que participaram do projeto e a abordagem adotada para a análise dos resultados é quantitativa e qualitativa. Como resultado, percebeu-se que a maioria dos sentimentos despertados pelo uso do software foram positivos; quando o produto desperta sentimentos positivos nos usuários eles conseguem desenvolver habilidades e a criatividade. O uso dos emotions para expressar os sentimentos das crianças ao utilizar o software teve grande importância nos resultados, uma vez que facilitou na hora de responder o questionário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Angélica Felix Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Programação pt_BR
dc.subject Avaliação de Software Educacional pt_BR
dc.subject Design Emocional pt_BR
dc.title Utilização e avaliação de um software com finalidade educacional por alunos de uma escola pública com base no design emocional e no uso de emotions pt_BR
dc.type Other pt_BR


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