dc.description.abstract |
Este trabalho analisa o projeto educacional desenvolvido no âmbito do Subprojeto de
Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –
PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São
Sebastião, Campina Grande-PB, na turma do 1° ano B do Ensino Médio, abordando o relevo a
partir das categorias lugar e paisagem para articular os componentes físicos e sociais no
espaço vivido e percebido pelos discentes. Teve como objetivo principal proporcionar aos
discentes a compreensão de que o relevo exerce influência na organização espacial que estão
inseridos. Como objetivos específicos, compreender o relevo de seu espaço de vivência;
entender os problemas socioambientais oriundos do processo de sua ocupação; e, por fim,
construir uma compreensão espacial, contributiva com a formação cidadã. Para tanto, baseouse
na abordagem escalar do mesorrelevo, focando os divisores de águas, a vertente, o vale, o
fundo de vale e a planície de inundação, por meio da confecção de maquete da Bacia
Hidrográfica do Riacho das Piabas, estudo do meio e uma palestra ministrada pela Defesa
Civil. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo com base na pesquisa-ação. Ao
término da intervenção didático-pedagógica, resultados positivos foram alcançados, haja vista
que foi despertado o interesse e a participação dos discentes, além de que compreenderam o
papel do relevo na espacialidade que vivenciam, sendo importante estudá-lo. Portanto,
construiu-se a compreensão da importância que o processo de ocupação do mesorrelevo se dê
de modo adequado, demonstrando que o ensino de Geografia pode contribuir para uma
formação cidadã. |
pt_BR |