UEPB - Repositório Digital

O processo de ensino e aprendizagem da Física com o uso da experimentação problematizadora em uma turma de EJA do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vidal, Daniele Farias
dc.date.accessioned 2018-02-22T16:20:46Z
dc.date.available 2018-02-22T16:20:46Z
dc.date.issued 2017-08-08
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15408
dc.description VIDAL, D. F. O processo de ensino e aprendizagem da Física com o uso da experimentação problematizadora em uma turma de EJA do ensino médio. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. pt_BR
dc.description.abstract No decorrente estudo será trabalhada uma proposta pedagógica para facilitar no processo de ensino e aprendizagem da Física com alunos da EJA. Todo conteúdo trabalhado será baseado nas ideias de Paulo Freire engajando a pedagogia da experimentação problematizadora. O intuito da pesquisa é apresentar ao estudante as três pedagogias experimentais problematizadoras, para facilitar no processo de ensino e aprendizagem, e com isso, mostrar que a Física está presente em tudo que pensamos e falamos. Foram realizadas duas pesquisas, a primeira no ano de 2014, na Escola Estadual João Silveira Guimarães com estudantes da EJA do 1° ano do Ensino Médio, em relação ao ensino de Física. E a segunda no ano de 2017 na Escola Cidadã Integral Técnica, foram aplicados os conhecimentos da experimentação problematizadora, também com uma turma de 1° ano na cidade de São Bento- PB. A pesquisa é de campo com aspectos qualitativos e quantitativos, descritiva e bibliográfica. Os resultados apresentados em gráficos serão referentes a pesquisa realizada em 2014 na escola João Silveira Guimarães. E a segunda pesquisa é apresentada a aplicação de uma aula que foi realizada de acordo com as etapas da experimentação: iniciou-se a aula com a problematização inicial, o intuito é envolver o aluno nesse primeiro momento relacionando a teoria com o seu próprio cotidiano. Em seguida tem-se a organização do conhecimento, é neste ponto onde serão organizadas todas as ideias e opiniões relatadas pelos mesmos. E por fim a aplicação do conhecimento com a pratica. Nas considerações finais será feita uma análise entre as duas pesquisas para observar se os resultados da experimentação problematizadora contribuem ou não no aprendizado do educando. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jorge Miguel Lima de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentação física pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.title O processo de ensino e aprendizagem da Física com o uso da experimentação problematizadora em uma turma de EJA do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta