UEPB - Repositório Digital

Metodologias alternativas para o ensino de biologia molecular no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Aurino, Ana Débora Batista
dc.date.accessioned 2018-03-01T17:16:07Z
dc.date.available 2018-03-01T17:16:07Z
dc.date.issued 2018-03-01
dc.identifier.other CDD: 571.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15499
dc.description AURINO, Ana Débora Batista. Metodologias alternativas para o ensino de biologia molecular no ensino médio. 2017. 47 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Diante das dificuldades de ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia no ensino médio, principalmente, sobre os conteúdos de biologia molecular, este trabalho teve por objetivo propor metodologias alternativas que facilitem o ensino e a aprendizagem desses conteúdos, principalmente, aqueles relacionados aos Ácidos Nucléicos. A pesquisa foi desenvolvida com cinco turmas da 1ª série do Ensino Médio público da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira em João Pessoa/PB. Nessas turmas além de aulas teórico-expositivas para uma abordagem inicial do conteúdo e aulas demonstrativas sobre os processos de Duplicação do DNA, Transcrição gênica e Tradução gênica através de vídeos, os alunos tiveram também, aulas práticas sobre o processo de extração de DNA da banana, e participaram de oficinas pedagógicas de construção de modelos didáticos da molécula de DNA. Através da pluridisciplinaridade entre as áreas de química e biologia, os alunos tiveram um entendimento à nível biológico e químico sobre a molécula de DNA. As aulas práticas de extração do DNA da banana foram ministradas pelas bolsistas do PIBID. As oficinas pedagógicas de construção de modelos didáticos possibilitaram que 18 modelos da molécula de DNA fossem produzidos. As aulas demonstrativas utilizando vídeos permitiram que os alunos visualizassem e entendessem como ocorrem os processos de duplicação do DNA, transcrição e tradução gênica. Portanto, essas estratégias de ensino facilitaram o ensino de biologia molecular na escola, facilitaram a aprendizagem dos alunos, aproximaram o conteúdo do seu dia-a-dia por servirem de base durante a oficina pedagógica de Análise de DNA realizada na UFPB, e despertaram a vocação cientifica dos alunos pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Biologia molecular pt_BR
dc.subject DNA pt_BR
dc.subject Estratégias de ensino pt_BR
dc.subject Modelo didático pt_BR
dc.title Metodologias alternativas para o ensino de biologia molecular no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta