UEPB - Repositório Digital

O feedback educacional e a aprendizagem da leitura e interpretação de textos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Maria Edna da Silva
dc.date.accessioned 2018-03-06T11:30:44Z
dc.date.available 2018-03-06T11:30:44Z
dc.date.issued 2018-02-21
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15567
dc.description LIMA, M. E. S. O feedback educacional e a aprendizagem da leitura e interpretação de textos. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Sabe-se que um dos principais problemas da atualidade referente ao sistema educativo é a dificuldade que os educandos possuem em ler e compreender textos. Essa é uma constante não só referente ao professor de língua portuguesa, mas em todas as disciplinas, pois estes dois processos fazem-se necessário não só ao ambiente escolar ou a uma única disciplina isolada, mas a toda vida humana. Sendo assim, estudamos o feedback como ferramenta que pode superar esses índices de deficiência. Desse modo, elencamos como objetivo: analisar a eficácia do uso do Feedback no desempenho escolar, sobretudo no que diz respeito aos déficits de ler e interpretar textos. Para isso, apresentamos os seguintes objetivos específicos: conceituar feedback; identificar as tipologias de feedback, compreendendo alguns fatores que influenciam a prática do mesmo; perceber como o feedback é oferecido pelo professor de língua portuguesa e como é visto pelo educando. O trabalho está fundamentado em teóricos como: Lopes e Silva (2010), Orlandi (2007), Antunes (2010), Marçal (2009), Assunção Flores e Pereira Ribeiro (2013). Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de uma entrevista semiestruturada aplicada ao professor e de uma entrevista estruturada aplicada aos alunos de uma sala pertencente à primeira série do ensino médio, pelas quais averiguou-se a forma de utilização do feedback, procurando perceber a compreensão dessa ferramenta pelo docente juntamente com os discentes. Os resultados nos levaram a conclusão de que o feedback, quando bem utilizado por estudantes e professor, favorece a aprendizagem da leitura e interpretação de textos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Feedback pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Interpretação de texto pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O feedback educacional e a aprendizagem da leitura e interpretação de textos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta