UEPB - Repositório Digital

Os gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Fernanda Alves dos
dc.date.accessioned 2018-03-06T11:32:44Z
dc.date.available 2018-03-06T11:32:44Z
dc.date.issued 2018-02-23
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15581
dc.description SANTOS, F. A. dos. Os gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo propõe-se a discorrer sobre as principais contribuições do letramento para o ensino de língua portuguesa. De forma mais específica, objetivamos compreender os significados do letramento para, em seguida, refletirmos sobre o ensino de língua portuguesa no cenário brasileiro. Partimos da hipótese que o docente, quando se pauta nesta perspectiva crítica, funcional e situada do ensino de língua materna, pode promover uma formação integral que, por sua vez, possibilite autonomia dos sujeitos envolvidos no processo (FREIRE, 1996). No que concerne aos procedimentos metodológicos, optamos pela pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 2008) por oferecer suporte teórico-epistemológicos que possam fundamentar o trabalho docente. Fundamentamos nossa pesquisa Kleiman (2005,2009), Sares (2008,2011), Marcuschi (2005,2008), Silva et al (2017), Brasil (1998), dentre outros que refletem sobre o ensino de língua portuguesa na perspectiva do letramento. Dessa maneira, acreditamos que o letramento contribui diretamente na melhoria qualitativa do ensino de língua portuguesa, sobretudo, em uma realidade tão complexa como a brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Henrique Miguel de Lima Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title Os gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta