Resumo:
O presente artigo propõe-se a discorrer sobre as principais contribuições do letramento para o ensino de língua portuguesa. De forma mais específica, objetivamos compreender os significados do letramento para, em seguida, refletirmos sobre o ensino de língua portuguesa no cenário brasileiro. Partimos da hipótese que o docente, quando se pauta nesta perspectiva crítica, funcional e situada do ensino de língua materna, pode promover uma formação integral que, por sua vez, possibilite autonomia dos sujeitos envolvidos no processo (FREIRE, 1996). No que concerne aos procedimentos metodológicos, optamos pela pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 2008) por oferecer suporte teórico-epistemológicos que possam fundamentar o trabalho docente. Fundamentamos nossa pesquisa Kleiman (2005,2009), Sares (2008,2011), Marcuschi (2005,2008), Silva et al (2017), Brasil (1998), dentre outros que refletem sobre o ensino de língua portuguesa na perspectiva do letramento. Dessa maneira, acreditamos que o letramento contribui diretamente na melhoria qualitativa do ensino de língua portuguesa, sobretudo, em uma realidade tão complexa como a brasileira.
Descrição:
TOMAZ, K. C. O. O ensino de língua portuguesa na perspectiva do letramento. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.