Resumo:
O presente artigo trata de uma análise sobre os relatos de professores da educação básica que atuam em escolas públicas. A partir deles, podemos verificar que os docentes perpassam por diversos empecilhos para desenvolver a aprendizagem dos alunos com deficiência. Consideramos como alguns desses empecilhos a deficiência da formação pedagógica do professor; a falta de estrutura física e pedagógica da escola para que possa melhor atender as pessoas com deficiência, como também o preconceito dos alunos normais com os alunos deficientes. O desenvolvimento desse estudo derivou-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva por meio de entrevista com três professores da educação básica. Utilizamos como instrumentação para recolher os dados as entrevistas semiestruturadas com professores em relação à educação inclusiva. Os relatos descritos nas entrevistas nos possibilitaram compreender a prática docente, os sentimentos e as expectativas dos professores com vista a nossa perspectiva de inclusão.
Descrição:
SANTOS, G. G. D. dos. Inclusão escolar escolar das pessoas com deficiências: os relatos de professores da educação básica. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.