Resumo:
O presente trabalho objetiva apresentar um recorte dos resultados finais do projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Iniciação Científica da UEPB/CNPq, cota 2014/2015, edital 01/2014 - PRPGP/UEPB. Descreve parte das discussões e resultados da pesquisa de campo intitulada: A cidade como potencialidade educativa e educadora: contribuição na constituição do currículo. Procuramos analisar a potencialidade educativa e educadora da cidade de Catolé do Rocha, bem como, as possibilidades, implicações e obstáculos existentes que a limita converter-se em cenário de aprendizagem. Para tanto, como embasamento teórico recorremos às contribuições de alguns autores como: Carlos (1994; 2003); Caballo Villar (2007); Freire (1992; 2003); Gadotti (2006); Santos (1994; 2014); Lima e Maleque (2007); Pequeno (2008), e entre outros. Nesse sentido, ao lançarmos um olhar atento sobre a cidade de Catolé do Rocha, conseguimos identificar alguns espaços e algumas ações neste sentido. Nossas considerações conclusivas nos encaminharam no sentido de que, ao olhar a cidade de Catolé do Rocha de forma “interessada”, até aonde o nosso olhar pôde alcançar, reparamos cenários positivos e negativos. Alguns pelo histórico envolvimento da população são reconhecidamente cenários de aprendizagem, outros poderão vir a ser e contribuir significativamente com o currículo escolar. Tal conclusão enfatiza a necessidade do encurtamento das distorções entre o discurso e a realidade.
Descrição:
DUTRA, V. S. O lugar como cenário de aprendizagem: uma releitura sobre e na cidade de Catolé do Rocha. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.