Resumo:
O breve estudo discorre sobre a utilização do cinema como recurso didático pedagógico, a partir de uma análise das sugestões de filmes propostas em alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. O presente trabalho foi desenvolvido baseando-se em algumas considerações teóricas feitas por autores como Napolitano (2004) e Thiel (2009) referentes ao uso de filmes na sala de aula. Em contribuição a essa pesquisa, fizemos uso de documentos relevantes para a educação: Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, que corroboram para as discussões relacionadas às práticas educacionais. Fundamentados por esses aportes teóricos que atestam o uso coerente de filmes em sala de aula, constatou-se que o cinema pode contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem, ratificando a importância do papel do professor como mediador das atividades.
Descrição:
LIMA, R. Q. O cinema como recurso didático-pedagógico na sala de aula. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.